Pesquisa personalizada

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Face Oculta - Uma história de bullying e cyberbullying

Apelidos pejorativos entre crianças e adolescentes sempre foram alvo discussão entre pais, educadores e sociedade como um todo. Hoje com o fácil acesso às informações e a agilidade na comunicação, esse tipo de agressão tornou-se ainda mais freqüente e criou-se uma nova denominação para o estilo, chamado de Bullying ou Cyberbulling (quando praticados pela internet).

O termo de origem inglesa dá a conotação aos ataques psicológicos e físicos de forma intencional, por uma pessoa ou mais contra um semelhante que, geralmente, não tem capacidade para se defender.

Este grupo tem chamado a atenção devido a freqüência com que a violência vem sendo praticada e a forma de divulgação adotada pelos próprios agressores, que postam mensagens em sites de relacionamentos ou colocam na internet vídeos que contenham cenas da agressão.

Visando alertar sobre esse problema, a Editora Saraiva convidou Maria Tereza Maldonado para falar sobre o tema e lançou o livro A Face Oculta – Uma história de bullying e cyberbullying.

O livro conta a história da personagem Luciana, que sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”. No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta.

Luciana e Henry são vitimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?

Sobre a autora:

Maria Tereza Maldonado é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, é formada em Psicologia pela PUC-Rio e em Didática de Inglês pela UERJ. Foi professora do curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ, colunista da revista Vida, do Jornal do Brasil, e, dentre muitas outras atividades, é vice-presidente da Cruzada do Menor desde 2000 e membro do conselho deliberativo da ABTH (Associação Brasileira Terra dos Homens), ONG que trabalha com projetos sociais, e da American Family Therapy Academy.

 

2 comentários:

  1. O Livro é ótimo! Adotei na disciplina de redação para a 8ª série, os alunos adoraram e pudemos fazer um trabalho interdisciplinar na escola! É uma leitura bem agradável, direcionada ao público jovem.

    ResponderExcluir
  2. Podre ¬¬
    mas pelo menos tem um assunto mais moderno e é bem pesquisado.
    mas eu não recomendaria, (livro esgotado na vespera da minha prova T.T TRAUMA)

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito?