Pesquisa personalizada

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Quando o xixi na cama é sinal de alerta

O comportamento é considerado normal até os seis anos e só precisa de auxílio médico se a criança chegar aos nove ainda sem o controle da bexiga durante o sono

O hábito de a criança fazer xixi na cama sempre despertou a preocupação dos adultos, mais pelo incômodo que pela gravidade. A maioria dos pais imagina que o problema se resolve sozinho, mas sempre acaba ficando aflita quando o filho vai crescendo e a incontinência não desaparece.
Na verdade, o comportamento é considerado normal até os seis anos e só precisa de auxílio médico, se persistir após os nove anos. Segundo o pediatra Marcelo Pontual, molhar a cama é um comportamento comum. “A maioria das crianças ainda está desenvolvendo o controle sobre o sistema urinário ou tem uma bexiga pequena e não pode conter o xixi. Ou então, os pequenos dormem profundamente e não conseguem despertar quando a bexiga está cheia. Esses fatores não são motivos de preocupação", explica. Ainda conforme o médico, se o hábito prosseguir até a pré-adolescência, fase iniciada por volta dos dez anos, pode existir um problema maior, a chamada enurese noturna. A doença afeta principalmente meninos e, em algumas situações, prolonga-se até os 20 anos de idade (1% a 2% dos casos).
Sua identificação deve ser feita por um médico, por meio de exames clínicos e da análise do histórico do paciente De acordo com Lúcia Albuquerque e Souza, psicóloga e terapeuta familiar, os pais, porém, não devem descartar as possíveis causas emocionais que podem estimular o hábito. “A análise do ambiente familiar da criança é importante. Em alguns casos, elas relatam o medo de ir ao banheiro à noite por algum trauma. É preciso investigar por que começou e o ambiente em que ela vive”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa a respeito?