Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ANDI lança Guia de Referência sobre Educação

A ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância lança "Educação no Brasil - Guia de Referência para a Cobertura Jornalística" que tem como objetivo apoiar o aprimoramento do trabalho das redações sobre a educação brasileira, oferecendo uma rápida compreensão da estrutura de nosso sistema educacional, seus principais atores, as fontes de financiamento e os marcos regulatórios, entre outros aspectos fundamentais do tema. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras e apoio do Unicef.
O Guia é a segunda publicação de uma série produzida pela ANDI. Ele tem a intenção de oferecer referências para a cobertura jornalista aos profissionais de comunicação, estudantes de jornalismo e demais leitores interessados em conhecer melhor o dinâmico processo de construção da notícia que tem como foco a agenda social.
Há anos, o monitoramento que a ANDI realiza sobre a cobertura que os jornais e revistas brasileiros dedicam às temáticas relacionadas à infância e à adolescência tem apontado a educação como tópico que concentra o maior volume de notícias. Com a quantidade de informações disponíveis à população, espera-se que a imprensa avance também em termos qualitativos, contribuindo de forma cada vez mais efetiva no processo de acompanhamento crítico das políticas públicas do setor educacional.
O guia dá um panorama, por exemplo, sobre o papel da educação na superação da pobreza, pois quanto maior a escolaridade do trabalhador, maior sua remuneração e menor o risco de desemprego e, no momento em que a escola se torna efetivamente, um direito universal, ainda resta ao país o desafio de disponibilizar um ensino de qualidade a todos.
A obra também tenta responder a pergunta: O Brasil investe pouco em educação ou gasta mal seus recursos? A resposta para essa questão não é unânime entre especialistas e, nesse caso, não se deve descartar também uma terceira opção: gastamos pouco e mal.
Para ajudar a entender esse cenário, ainda são apresentados nesta publicação alguns dados comparativos entre o Brasil e outros países. Embora tenham uma série de limitações - que devem ser observadas caso a caso -, eles ajudam a ter importantes parâmetros para identificar o perfil do gasto feito em educação no país. Esperamos que com esse guia de referência seja de proveito para todos os profissionais que almejam ampliar e, especialmente, qualificar a pauta da educação nos meios de comunicação brasileiros.

Clique aqui para fazer o download da publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa a respeito?