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quarta-feira, 1 de julho de 2009

Educação no Brasil ganha novas diretrizes

Pelo programa, disciplinas tradicionais, como português, matemática e história, darão lugar a eixos interdisciplinares, e o aluno também poderá escolher o que irá estudar em pelo menos 20% da carga horária
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou ontem (30) um programa do Ministério da Educação (MEC) que pretende ampliar a carga horária do ensino médio e introduzir inovações no currículo. A ideia é direcionar mais verbas a escolas que implementem as modificações propostas para tornar o ensino médio mais atrativo, visto que é uma etapa com altos índices de repetência e evasão escolar, praticamente estagnada nas avaliações nacionais de qualidade da educação. Entre as mudanças propostas, está a ampliação da carga horária de 2.400 horas para 3.200. Pelo programa, disciplinas tradicionais, como português, matemática e história, darão lugar a eixos interdisciplinares, e o aluno também poderá escolher o que irá estudar em pelo menos 20% da carga horária. A proposta inicial de abolir a divisão por disciplinas foi flexibilizada e virou uma recomendação para que as escolas pensem outras formas de organização curricular. O documento aprovado pelo CNE recomenda ainda que as escolas “inovadoras” tentem se integrar umas às outras, para que os alunos tenham um leque maior de opções para as matérias eletivas. O MEC ainda não tem o valor exato do orçamento para esse programa, mas será algo entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões para cerca de cem escolas, segundo o ministro da pasta, Fernando Haddad. Ainda de acordo com ele, será aberto um edital, até o final do ano, para que secretarias estaduais de Educação inscrevam escolas e projetos de ensino médio inovadores que possam receber o financiamento.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Criança tem que ser tratada como criança

Quem tem filhos sabe quanto difícil é a tarefa de educá-los e formá-los. O livro Viva a infância! - Ajude seu filho a ser criança para se tornar um adulto realizado, de Cris Poli, lançamento da Editora Gente, é um convite à reflexão dos pais e responsáveis na hora de educar crianças, em que a autora defende a necessidade dos filhos serem criados como crianças para que cresçam adultos saudáveis. Na introdução o leitor é questionado sobre respeito dos pais em relação à infância dos filhos, as cobranças inadequadas e a comparação em relação ao desenvolvimento entre as crianças.
De uma forma pontual, Cris lembra que “a grande dificuldade hoje em dia é que os pais normalmente não têm consciência das próprias deficiências ao educar seus filhos e não enxergam os problemas que estes vivem e nem compreendem suas necessidades básicas de infância”. A conscientização dos pais é a maior bandeira do livro, “a nossa ferramenta principal é a conscientização sobre a realidade que os filhos estão vivendo sobre como os pais podem mudar isso, de modo a tornar a infância deles mais plena e feliz”, diz a autora.
Ninguém erra porque quer quando se trata da educação dos filhos. O que falta é apenas identificar o que está errado e descobrir como corrigi-lo. É exatamente nisso que Cris Poli propõe redobrar esforços a fim de gerar melhores condições para que suas crianças sejam mais felizes e tenham um futuro mais promissor. Como em seus outros livros, mais uma vez Cris Poli convida os leitores a encontrar caminhos para conseguir os melhores resultados de forma que os filhos tenham uma infância alegre e construtiva, como todas as crianças merecem ter.
Cris Poli é argentina, formada em magistério bilíngüe e em educação na língua inglesa. Mora no Brasil desde 1976. Apaixonada por seu trabalho como educadora, em 1995 conheceu a revolucionária metodologia de ensino ACE (Accelerated Christian Education) e se rendeu a ela. Ficou encantada pela ideia de aplicá-la no trabalho educacional com crianças e implantou o método na Escola do Futuro, onde pôde ver o seu trabalho dar os melhores frutos. Seus outros livros, também publicados pela Editora Gente, são: Filhos autônomos, filhos felizes; Pais separados, filhos preparados; Pais e professores educando com valores.